Saiba como utilizar as soft skills e pavimente o caminho para o sucesso em sua carreira profissional
Que o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais competitivo, já não é novidade para mais ninguém. Mas de algum tempo pra cá, as soft skills têm colocado as disputas por uma boa vaga em outro patamar.
E o que exatamente isso quer dizer? Que hoje já não bastam apenas as habilidades técnicas – que também são chamadas de hard skills -, para garantir que você seja bem sucedido na profissão que escolher.
A verdade é que, atualmente, as empresas buscam um perfil de profissional completo, que tenha um ótimo currículo, mas que também tenha um ótimo relacionamento no ambiente de trabalho.
É justamente aí onde entram as soft skills, que nada mais são do que um conjunto de habilidades comportamentais capazes de tornar o dia a dia de um indivíduo e de toda uma equipe muito mais produtivo e harmonioso.
Diferente das competências técnicas, que são adquiridas através de formação tradicional e capacitação, elas são subjetivas e estão intimamente ligadas à personalidade, e também a outros fatores emocionais desenvolvidos ao longo da vida.
Para se ter uma ideia, as soft skills já se tornaram a principal preocupação para profissionais de RH em empresas de pequeno, médio e grande porte. Evidenciando o tamanho de sua importância em qualquer que seja o ambiente.
De acordo com um levantamento realizado pelo LinkedIn em 2019, 92% dos recrutadores disseram que elas são tão importantes quanto as hard skills. Ou seja, são basicamente um pré-requisito para garantir a tão sonhada vaga.
Quais as soft skills mais valorizadas pelo mercado?
Ética
A ética e a honestidade, assim como é de se esperar, são as habilidades comportamentais mais valorizadas no mercado de trabalho.
Bem como a sinceridade, ser um profissional ético é essencial para estabelecer relações de confiança. Por isso, não se deixe levar pelas situações e seja sempre verdadeiro e correto no seu trabalho.
Comunicação efetiva
A capacidade de se expressar de forma clara e objetiva é fundamental em qualquer ambiente, seja ele profissional ou pessoal.
Além disso, desenvolver uma comunicação não-violenta vai ajudar a evitar situações problemáticas, a construir relacionamentos sólidos e a colaborar de forma mais eficiente no trabalho.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe proporciona o exercício de diversas outras soft skills que são necessárias no ambiente de trabalho, como a inteligência emocional, a autonomia, o senso coletivo e a empatia.
Liderança
A habilidade de liderar é aquela que faz com que você inspire e motive seus colegas de equipe, sabendo orientar, dando feedbacks construtivos, sendo proativo e capaz de tomar decisões difíceis, independentemente do cargo.
Pensamento e análise crítica
Profissionais com essas habilidades são capazes de identificar pontos sensíveis em um processo, propor soluções inovadoras e tomar medidas eficazes em situações desafiadoras.
Resiliência
Ser resiliente se refere à sua capacidade de lidar com as adversidades, superando-as em um momento oportuno.
Por isso, não confunda essa soft skill com apenas passar por cima dos seus sentimentos em prol do trabalho.
5 passos para melhorar suas soft skills
Disciplina e paciência
Este é um processo que não acontece repentinamente. Desenvolver habilidades que você não tem, e que são subjetivas, leva tempo e exige determinação e muito trabalho duro.
Novos projetos
Se arriscar em novos projetos é uma ótima forma de trabalhar as suas soft skills na prática, visto que adquirir essa responsabilidade dentro da empresa irá permitir que você conviva com outras pessoas e coloque seu conhecimento à prova.
Escuta
O processo de desenvolvimento dessas habilidades envolve, em grande parte, ouvir o que os outros têm a dizer e refletir sobre o que foi dito. Sendo assim, mostre que você está interessado no que os seus colegas estão dizendo.
Lembrando que não é necessário responder no mesmo momento. É exatamente nisso que consiste a prática da escuta. A reflexão permite uma comunicação assertiva, que só traz benefícios a todos.
Feedback
Reuniões frequentes para discutir sobre o desenvolvimento da equipe são uma outra forma de praticar a comunicação assertiva, pois nestes encontros será possível perceber quais soft skills você ainda precisa aprimorar.
É neles onde seus colegas de trabalho comentarão sobre o seu desempenho, especialmente no âmbito da colaboração. E é dessa experiência que você tira o aprendizado.
Expectativas
É preciso que você alinhe com seu gestor quais são as suas expectativas em relação à função que exerce e à sua trajetória na organização, independentemente do cargo que ocupa hoje.
Esclareça pontos como: quais resultados você precisa entregar para a empresa? Existe um plano de carreira? Há algo que você precisa melhorar?
De acordo com as respostas, será possível estabelecer quais são as soft skills que você precisa aperfeiçoar, tornando contínuo o desenvolvimento delas no ambiente corporativo.
Portanto, foque no que é importante, tenha paciência e trabalhe duro para colher os resultados, porque eles valerão a pena.
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