Empresas utilizam as redes sociais para marcar presença, divulgar notícias e vagas, colher informações sobre possíveis candidatos e sobre a concorrência. Já os candidatos utilizam as redes sociais para criar conexões, colher informação sobre empresas, possíveis vagas e entrar em contato com essas empresas de forma mais pessoal e direta.
Neste post, separamos algumas sugestões de como o candidato pode utilizar essa presença das empresas nas redes sociais para ganhar vantagem sobre os outros candidatos na busca de emprego e também para não eliminar as chances que possui agindo de forma incorreta até mesmo na escolha das redes que irá utilizar.
1. Crie uma imagem profissional
Esta é uma dica válida principalmente para redes sociais cujo foco é a procura por empregos e divulgação de referências, como o Linkedin. Use fotos de alta qualidade em seu perfil, evitando fundos chamativos e roupas inapropriadas.
Capriche em sua descrição. Não ponha tudo a perder no português. Por fim, selecione as melhores referências (se necessário, peça educadamente por elas) e coloque-as em destaque.
2. Entre em grupos
Seja participativo em grupos de Facebook ou WhatsApp que realmente agreguem conhecimento geral ou algo a sua carreira. Crie contatos nesses grupos, recrutadores podem estar por lá.
Tente também responder a quem envia mensagens em no máximo 24 horas. Se não consegue fazer isso nesse tempo, diga pelo menos que entrará em contato com a resposta assim que for possível.
3. Demonstre muitos interesses
Em suas páginas pessoais, demonstre seus hobbys, seu amor por sua profissão e o quanto preza pelo lazer. Claro, não exagere. Seja moderado nas postagens e também nas curtidas.
4. Crie conteúdos interessantes
A criação de conteúdo fará com que você seja compartilhado e receba likes nas redes sociais. Não caia na tentação de encher a rede social de piadas só porque elas geram mais compartilhamento e likes. A ideia é produzir conteúdo relevante, até mesmo técnico, para impactar entre profissionais e entre os grupos.
5. Cuidado com o que compartilha
Compartilhamento de conteúdo interessante também é uma opção, mas deve ser realizado com cautela e sempre com a verificação das fontes para não compartilhar notícias falsas. Evite a todo custo ler apenas o título da notícia e passar para frente. Essa é uma prática muito malvista, e que demonstra falta de proatividade e até uma certa preguiça em se atualizar e entender os fatos.
6. Escolhas as redes sociais corretas
Existem diversas maneiras de dizer a mesma coisa, assim como existem diversos locais para elas serem ditas. Cada rede social é destino de um tipo de interação. O Twitter é um ótimo local para ver o que os expoentes de cada profissão estão compartilhando e manter-se atualizado. Já o Facebook é onde a interação ocorre nas duas vias, de forma muito mais pessoal e depois de um vínculo já estar formado.
A principal rede profissional é o Linkedin. É lá que o candidato deve concentrar as forças para emplacar a imagem profissional, aplicando diversas destas dicas. Convém lembrar que se as redes estão públicas, os recrutadores podem olhar todas postagens e interações.
7. Aborde as empresas de interesse
Pesquise como a empresa atua nas redes sociais. Ao abordá-la, seja educado, pois a avaliação já começa naquele momento. Se possível, comece a conversa criando relação com alguma notícia ou post da própria empresa que achou interessante. Naturalmente, ao entrar em contato direto, a empresa tem tudo nas mãos para começar a pesquisar as suas redes sociais. É hora de fazer valer as dicas anteriores.
De forma geral, seja moderado nas redes sociais e tenha bem em mente para que cada uma delas serve. Mantenha uma atitude profissional e comunique-se de forma clara. Com isso certamente suas chances de encontrar um emprego e se sair bem nas entrevistas irá aumentar.
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