Certamente você já ouviu falar em networking e como ele cada vez mais vem se tornando importante no mundo dos negócios. Mas você sabe ao certo o que ele representa?
Basicamente, praticar o networking é trabalhar a sua rede de contatos. Esta ferramenta viabiliza a construção de relações com pessoas do seu entorno profissional, o que é fundamental para quem está no mercado de trabalho.
Essa rede é formada por pessoas que podem ajudar seu desenvolvimento de alguma forma – porque conhecem bem sua área de atuação, porque podem dar bons conselhos, porque têm bons contatos, porque podem indicar seu nome para outras pessoas.
É também um relacionamento recíproco, já que seus contatos também esperam que você os ajude no futuro.
Através do networking, portas se abrirão e você conseguirá manter a sua empregabilidade com mais facilidade. Afinal, contatos são tudo para quem está procurando por emprego, né?
Ok, agora você já entendeu o que é networking, certo? Mas você deve estar se perguntando: “como fazer isso de forma eficiente, que não seja forçada ou inconveniente?”.
Para lhe ajudar a responder essa questão, nós separamos algumas dicas essenciais para quem quer fazer networking de forma natural e eficiente.
Confira!
Como fazer um networking mais eficiente?
#1 Mescle o online com offline
A tecnologia veio para aproximar as pessoas e as redes sociais deixaram isso ainda mais fácil. Mas lembre-se que nada tira o valor de um encontro presencial.
Estes trazem conexões mais profundas e que podem ser extremamente positivas para o seu networking. O ideal é misturar ambos e aproveitar ao máximo o que sua rede de contatos tem a oferecer.
#2 Seja visível
Aquela velha frase “quem não é visto não é lembrado” faz todo sentido quando o assunto é networking.
A maneira mais simples e comum de fazer isso hoje em dia é através das redes sociais. Por isso, é fundamental mante-las sempre atualizadas, publicando conteúdo fresco e relevante, para que seus contatos vejam que você está presente.
#3 Procure por pessoas com interesses semelhantes aos seus
Ter os mesmos interesses que os seus contatos é uma excelente forma de manter-se atualizado na sua rede, mas também de ser parte dela.
O LinkedIn é uma rede social fantástica para identificar pessoas com possíveis afinidades. Estas serão muitos importantes para que você possa gerar uma aproximação e fortalecer um relacionamento.
#4 Seja autentico e não repetitivo
Parar gerar networking, não basta simplesmente sair abordando as pessoas sem ter nada especial para oferecer. Você precisa se diferenciar dos demais para gerar valor!
Se o assunto da abordagem for sempre você mesmo ou sua busca de emprego, você corre o risco de aborrecer as pessoas.
E não é isso que você quer, certo?
Tente sempre fazer um contato generoso, agradecendo por um insight, parabenizando por algum projeto, dando um feedback ou complementando a informação que ela passou com algo que possa interessa-la. Assim você não se tornará repetitivo e sempre terá algo para agregar.
E então, tá esperando o que para começar a fazer novos e excelente contatos? Apostar em networking poderá fazer toda a diferença para a sua carreira. Fique esperto 🙂