Veja como fazer a coisa certa na hora de seguir um novo caminho mesmo após pedir demissão
Pedir demissão não precisa – e nem deve – ser um divisor de águas negativo no seu relacionamento com a empresa, chefe e colegas. Uma solução justa tanto para você quanto para a companhia é totalmente possível.
Existem diversos motivos para tomar uma decisão como essa, mas para que tudo seja feito da maneira mais correta possível, você vai precisar de muita clareza, certeza e transparência.
Um emprego é, como dizem, de fato um relacionamento. Nele criam-se vínculos e há necessidades, como contar com a confiança dos outros colaboradores e saber os momentos onde deve-se ser flexível.
E é justamente quando há indícios de que a relação vem sofrendo desgastes e os pontos negativos se tornam mais perceptíveis em relação aos positivos, que soa o alerta de que talvez você já tenha passado tempo suficiente ali.
Tendo isso em vista, talvez esse seja mesmo o momento crítico onde a decisão de pedir demissão do seu emprego se torna realidade. Porém, antes disso, é preciso levar uma série de fatores em conta.
Analisar prós e contras, não se deixar levar pelo calor de uma situação – isolada ou não -, ter em mente os reais motivos para se demitir e contar com um planejamento prévio, são alguns deles.
Além disso, é importante também lembrar que salários maiores ou benefícios mais atraentes não devem ser, unicamente, sua justificativa para mudar de empresa e de vida.
No entanto, é possível também que haja bons motivos para sair da zona de conforto e promover mudanças na sua carreira profissional.
Imagine que você optou por se profissionalizar com um dos cursos oferecidos pela Microlins Guarulhos e, ao finalizá-lo, começou a receber uma série de propostas de outras empresas que miram em um perfil como o seu.
Algo assim é absolutamente plausível e positivo, sendo um caminho para evoluir profissionalmente e alçar novos voos.
E é por isso mesmo que você precisa saber como se portar ao pedir demissão para abraçar uma oportunidade dessas.
O que fazer – e o que não fazer – na hora de pedir demissão?
Manter portas abertas após sair de um emprego é algo tão importante quanto ser contratado. Isso porque o mundo corporativo pode dar muitas voltas, e você pode acabar encontrando velhos colegas e chefes em outra empresa na qual for trabalhar.
Portanto, na hora de pedir demissão, seja transparente e honesto, dentro do possível. Faça questão, também, de se deixar à disposição para cumprir tarefas ou treinar outro funcionário enquanto a companhia decide como você será substituído.
Caso o motivo do pedido de demissão seja mais delicado, agende uma reunião para conversar com seu chefe, sem que outros funcionários saibam. Evitando, assim, qualquer boato a seu respeito.
Tenha o cuidado, inclusive, de não ser extremamente sincero em um caso como esse. Evite trazer assuntos do passado, ressentimentos e problemas com a hierarquia. A melhor saída é a mais tranquila possível.
Você deve manter o seu comprometimento até o último dia de trabalho, sendo profissional e honrando suas obrigações.
Esse tipo de profissionalismo em conjunto com a transparência e honestidade é que serão lembrados pelos seus ex-chefes em uma futura recontratação ou indicação para outra vaga.
Para evitar no pedido de demissão:
- Não demonstre ressentimentos em relação a empresa e nem fique relembrando de situações do passado – pense positivamente no futuro e foque nele;
- Esteja segura quanto a sua decisão. Qualquer coisa diferente disso pode parecer um blefe ou uma forma de barganhar melhores salários, cargos, etc;
- Permita que a empresa tenha tempo hábil de te substituir propriamente. Lembre-se que uma mão lava a outra.
Tendo em mente esses pontos, você poderá sair tranquilamente do emprego atual para agarrar novas oportunidades e buscar o seu sucesso profissional.
Faça o melhor para você, escolha a Microlins Guarulhos! Temos diversos cursos em diferentes áreas. Escolha o seu e tenha um futuro brilhante!
Siga nosso Instagram.