Saiba quais são os melhores caminhos para alcançar os seus objetivos na rede e chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn
O número de usuários que acessam o LinkedIn tem crescido vertiginosamente em todo o mundo, fazendo com que ele tenha se tornado a principal ferramenta para profissionais em busca de emprego, ou em busca de talentos para a sua empresa.
Para quem deseja, por exemplo, criar uma rede de contatos – o famigerado networking -, interagir com áreas de atuação que tenham a ver com as suas, e finalmente, conseguir aquela desejada vaga, a rede social é uma ótima opção.
Estima-se que, atualmente, o LinkedIn conte com mais de 675 milhões de usuários. Entre eles, os brasileiros estão chegando à marca de 50 milhões, dando uma ideia do nível de concorrência que se pode encontrar por lá.
Além disso, pesquisas apontam que mais de 85% dos recrutadores estão utilizando a ferramenta para encontrar candidatos, reforçando ainda mais o seu valor – tanto para quem busca emprego, quanto para quem busca o talento ideal.
No caso dos recrutadores, eles estão na rede justamente para encontrar profissionais que se encaixem perfeitamente nas vagas que as empresas disponibilizam. E isso faz deles figuras cobiçadas por lá.
São eles que, a princípio, avaliarão o seu perfil e irão decidir se você se encaixa em alguma dessas vagas oferecidas. Sendo assim, o contato com eles é extremamente importante.
No entanto, é preciso ter alguns cuidados ao abordar estes profissionais, já que, apesar de se tratar de um ambiente digital, ele tem o mesmo peso que qualquer ambiente profissional.
Além disso, é possível também chamar a atenção deles tendo um perfil no LinkedIn completo, organizado e objetivo. Dessa forma, seu perfil será mais facilmente identificado por recrutadores que tenham interesse no que você pode oferecer.
Como chamar a atenção dos recrutadores no LinkedIn?
O primeiro passo é deixar muito claro no seu perfil que você está em busca de uma vaga. Portanto:
- Ative a funcionalidade “Interesses de Carreira” e defina função, região geográfica, segmento de atuação e qual sua disponibilidade para início;
- Mencione em seu histórico de trabalho ou resumo sobre sua busca, ambições e que tipo de posição está buscando.
Depois disso, contar a sua história tem um papel muito poderoso nesta busca. É com o “storytelling” que você contará como entrou na indústria, como suas responsabilidades e valores evoluíram e como suas experiências passadas continuam a impulsionar seu trabalho.
Aproveite o espaço para descrever como foram as suas experiências profissionais. Pois quanto mais você ajudar o recrutador a conhecer sobre elas e também sobre suas vivências, melhor será em todos os aspectos.
É importante que você, ao escrever sobre tudo isso, se atente muito com relação à linguagem que está sendo utilizada. Por isso, não utilize termos muito específicos de determinada área. O recrutador nem sempre é um especialista.
Além disso, vale prestar muita atenção na hora de redigir os textos para que eles tenham o menor número de erros de português possível.
Por fim, seja claro e objetivo ao informar sobre o que você quer e o que tem a oferecer. Responder algumas perguntas no seu perfil é essencial para isso. Por exemplo:
- O que eu faço?
- Qual o propósito do meu trabalho?
- Para quem faço?
- Como faço?
Dicas de como abordar recrutadores no LinkedIn
Faça textos curtos e personalizados
Apresente-se profissionalmente em poucas linhas e destaque o assunto sobre o qual deseja falar com ele.
É fundamental que a mensagem seja personalizada, e não uma padronização que você mande para todos os recrutadores. Isso certamente fará diferença.
Lembre também de se atentar aos erros de português e não utilize abreviações, mantendo uma linguagem semelhante à que usaria em uma entrevista de emprego.
Foque no contexto
Tenha em mente que para toda mensagem enviada a um recrutador do seu interesse, deve haver um contexto.
Portanto, mencione o motivo do contato e, caso já tenha se candidatado à vaga que ele oferece, avise-o que o fez e que tem interesse em participar do processo seletivo.
Vale também dizer e ressaltar as razões pelas quais você acredita que se destaca para a oportunidade, e que está à disposição para sanar quaisquer dúvidas e realizar entrevistas.
Respeite o tempo do recrutador
É bastante comum que haja uma certa demora para ter o retorno de alguma mensagem.
Por isso, esteja ciente de que o recrutador tem a própria rotina de trabalho, que pode ser bastante corrida, e respeite esse tempo.
Caso já tenham se passado alguns dias, você pode insistir sutilmente, de forma que não pareça uma cobrança.
Siga e interaja com outros perfis
Vale a pena trabalhar para ampliar o seu networking fazendo contato com a empresa onde você busca vaga.
Assim, é possível ser mais estratégico e não apenas depender do retorno da área de recursos humanos.
Pesquise profissionais que trabalham na companhia, comece a segui-los na rede e interaja de forma profissional.
Seguindo este caminho e abrindo um canal de comunicação com outros funcionários, é possível abrir também um outro leque de opções.
Afinal de contas, esperamos que com estas dicas você possa trabalhar melhor com o seu perfil no LinkedIn e encontrar a vaga que deseja!
Faça o melhor para você. Venha para a Microlins e tenha um futuro brilhante!