Saiba como um bom portfólio pode facilitar a sua vida como designer gráfico no mercado de trabalho
Com o avanço da tecnologia dentro da área de comunicação, e de muitas outras, o designer gráfico tem se tornado uma figura cada vez mais requisitada no mercado de trabalho.
Grande parte da procura por este tipo de profissional se deve ao fato de que o apelo visual é um dos recursos mais importantes na hora de conquistar o público, e empresas de todos os tamanhos têm investido nisso.
Com um bom trabalho gráfico é possível exercer influência sobre pessoas que possam se tornar consumidoras de determinado produto ou serviço. Ou seja, é uma ferramenta fundamental para quem deseja vender algo.
E é justamente por conta desses fatores que, para um profissional dessa área, é tão importante ter um material visual que demonstre adequadamente seu trabalho, como é o caso de um portfólio.
É claro que um bom currículo, uma boa formação e experiência não deixam de ser essenciais. Mas utilizar um material gráfico para demonstrar o seu trabalho costuma surtir efeitos muito mais positivos.
Com ele, você poderá mostrar suas principais peças e seus melhores projetos, ainda que não tenha efetivamente desempenhado a função em uma empresa ou para um cliente, e ainda esteja estudando.
O portfólio traz a possibilidade de mostrar toda a sua capacidade de forma visual, o que tem um grande impacto na hora de conquistar uma vaga, e faz com que você esteja à frente da concorrência nessa disputa.
Portanto, é necessário que você invista tempo e se dedique para criar o melhor material possível. Afinal, é com ele que muitas e diferentes portas poderão se abrir.
Como criar um portfólio incrível?
Primeiro, o logo
O logo é o ponto inicial para criar a sua identidade como profissional e, consequentemente, para desenvolver uma boa apresentação.
Você é a sua marca, e ela precisa ser representada visualmente. Por isso, é importante ter cuidado redobrado na hora dessa criação. É ela que deve capturar a atenção do cliente ao primeiro olhar.
Sendo assim, o logo deve representar seu estilo e personalidade, ainda mais se você pretende ser um designer de marca. Ele deve ser clean e principalmente legível, também considerando a compatibilidade com o layout do restante do portfólio.
Inclua seus melhores projetos
Como qualquer artista – ou como qualquer profissional, na verdade -, é natural que você tenha criações incríveis, e outras nem tanto assim.
Contudo, a ideia aqui é vender o seu trabalho e toda a sua capacidade artística como profissional. E é por isso que, no portfólio, você deve incluir apenas os seus melhores projetos.
Não meça esforços para impressionar, através do que você já criou, quem pretende contratar os seus serviços.
Determine qual é o seu foco
É necessário que nesse material você deixe muito claro em que áreas do design deseja trabalhar.
Ainda que tenha feito, por exemplo, um projeto muito bom em determinada área, mas não queira mais atuar nela, não vale incluí-lo em seu portfólio.
Coloque apenas trabalhos que você goste e em áreas que se veja atuando em um futuro próximo.
Além disso, de forma a facilitar tanto a vida do entrevistador / cliente quanto a sua, reserve uma área do portfólio para escrever em que tipo de projetos deseja trabalhar.
Conte as histórias por trás dos seus projetos
Uma história bem contada e desenvolvida com certeza irá enriquecer o portfólio que você está criando, e fará com que a pessoa que recebê-lo se sinta inserida em cada projeto que consta ali.
Por isso, além de incluir as belas peças de arte que criou, explique também como chegou em cada resultado.
Aproveite o espaço para contar o porquê criou isso ou aquilo, o que te fez chegar a determinado resultado, sua linha de pensamento e criação. Isso irá demonstrar o quão hábil e criativo você é.
Por fim, como ressaltamos, existem fatores essenciais para facilitar a sua entrada e desenvolvimento no mercado de trabalho, sendo um dos principais, ter uma boa formação.
Um excelente curso profissionalizante, como o oferecido pela Microlins, é capaz de te preparar adequadamente para atuar como profissional na área de design. E é o primeiro passo para construir uma carreira de sucesso.
Faça o melhor para você. Venha para a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!