Tudo o que você precisa saber para atuar em uma das profissões que mais cresce no país: o cuidador de idosos
Caso você esteja pensando em começar a exercer a profissão de cuidador de idosos, saiba que o ofício está em plena expansão no Brasil, e pode ser uma ótima oportunidade de ter uma colocação no mercado de trabalho.
Com o aumento da população idosa em solo brasileiro, esta função tem sido cada vez mais valorizada e requisitada em diferentes ambientes de atuação, como hospitais, casas de repouso e residências particulares.
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho ao final do ano de 2018, o número de cuidadores aumentou em 547%. O que significa um enorme salto de 5.263 profissionais em 2007 para 36.720 em 2018.
E não é por acaso, já que os dados demográficos do país apontam uma modificação drástica na formação da população.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o total de pessoas com mais de 60 anos deve mais do que dobrar até 2050. Dessa forma, fazendo com que a terceira idade represente mais de 40 milhões de brasileiros.
Além disso, o projeto de lei que regulamenta a profissão de cuidador de idosos foi aprovado em maio de 2019, trazendo uma série de recomendações para quem deseja ingressar na área.
De acordo com o texto, esses profissionais deverão ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área, além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais, e atestados de aptidão física e mental.
O que faz um cuidador de idosos?
O cuidador de idosos é o responsável por atuar nas funções básicas de manutenção e prevenção da saúde voltada para as pessoas mais velhas.
Com o dever de zelar pelo bem-estar físico e psicológico de pessoas com idade avançada, o cuidador irá acompanhá-la no decorrer do dia, tornando sua rotina mais fácil e agradável.
É este profissional que irá auxiliar nas necessidades básicas do dia a dia, como higiene, alimentação, companhia e remédios.
Além disso, pode elaborar relatórios do atendimento prestado e comunicar anormalidades.
Pré-requisitos para atuar como um cuidador de idosos
- Habilidade para trabalhar em equipe;
- Saber trabalhar sob pressão;
- Ter paciência;
- Ter foco;
- Saber controlar as emoções;
- Ser cuidadoso;
- Ser prestativo;
- Ser resiliente;
- Ter compromisso;
- Ter compaixão.
Curso de cuidador de idosos da Microlins Guarulhos
Como ressaltamos, de acordo com o projeto de lei que foi aprovado em 2019, para atuar como cuidador de idosos, é necessário ter uma certificação de curso profissionalizante.
E justamente pensando nas oportunidades que o mercado oferece atualmente para estes profissionais, é que a Microlins Guarulhos traz um curso completo, que o tornará absolutamente qualificado para a função.
Dessa forma, tornando possível que você atue em diferentes áreas, e em uma profissão que cresce a cada dia em nosso país.
Faça o melhor para você. Venha para a Microlins Guarulhos e tenha uma carreira brilhante!