Saiba o que esperar em uma e quais as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e não seja pego de surpresa
Uma entrevista de emprego pode gerar certa ansiedade e apreensão para quem se encontra no lado oposto ao do recrutador. Principalmente quando não se sabe como o processo funciona e muitas dúvidas se fazem presentes.
Grande parte dos candidatos não têm conhecimento sobre de que forma podem responder corretamente ao que lhes é questionado, e também tendem a encontrar dificuldades na hora de elencar características pessoais, por exemplo.
Situações como essas são comuns, apenas evidenciando a importância de uma boa preparação na busca por oportunidades de trabalho. E é justamente isso que fará diferença entre ser aprovado, ou não.
Nesse sentido, um dos passos mais importantes é saber que tipo de perguntas costumam ser mais utilizadas pelos recrutadores nos processos seletivos, independentemente do tamanho ou tipo de empresa responsável pela vaga.
Vida pessoal, experiências de trabalho e expectativas para a carreira são apenas algumas das questões que, invariavelmente, acabam sendo abordadas em algum momento durante a conversa.
Além disso, vale lembrar que, ainda que alguns profissionais de recrutamento adotem abordagens diferentes, a maioria desses processos envolve perguntas que acabam se repetindo.
Por isso, preparamos uma lista com os questionamentos mais comuns em entrevistas de emprego, e de que forma é possível respondê-los, para que você possa estar devidamente preparado.
Perguntas mais comuns nas entrevistas
Como você se descreveria?
Uma das perguntas mais frequentes e que, embora pareça simples, pode ser difícil de responder. A melhor maneira de abordá-la é revisar brevemente sua experiência profissional e depois se concentrar em seus pontos fortes.
Nesse caso, o entrevistador deseja saber se você tem confiança nas suas habilidades, mas também se é humilde e tem a capacidade de trabalhar bem em equipe. Por isso, vale compartilhar exemplos claros de um projeto de trabalho que você conseguiu resolver com altos resultados.
Quais são suas maiores fraquezas?
Apesar do velho clichê utilizado por muitas pessoas de, nesse momento, escolher uma força disfarçada de fraqueza para responder à pergunta, o melhor é não ir por esse caminho.
O ideal é que o candidato escolha uma fraqueza real, porém mostrando que está trabalhando para superá-la. Afinal de contas, os recrutadores sabem que ninguém é perfeito.
Sendo assim, o melhor é mostrar que está disposto a se avaliar honestamente e tem a intenção de buscar alternativas para melhorar essa característica.
Quais são seus pontos fortes?
Esse é o tipo de pergunta que auxilia os recrutadores a entenderem como as habilidades do candidato podem ser úteis para a empresa, e de que forma isso poderá impulsionar um crescimento a longo prazo dentro dela.
Sendo assim, a dica aqui é que você seja preciso e direto na sua resposta. Cite suas melhores características e as exemplifique, colocando como pano de fundo suas experiências profissionais anteriores.
O que te motiva?
Aqui, uma boa opção é fornecer exemplos de momentos em que você esteve motivado, ou situações que despertem a sua paixão no ambiente de trabalho.
Muitas pessoas gostam de trabalhar mediante a desafios, se mostram mais interessadas quando há coisas novas a aprender, ou ainda são apaixonadas por desenvolver projetos em equipe.
Essa pergunta permite que o profissional de recrutamento tenha uma ideia do que te motiva e que tipo de ambiente você procura. Dessa forma, ele poderá avaliar se o seu perfil se encaixa ou não na empresa.
Por que você quer este emprego?
Esse é o momento em que você tem a oportunidade de ir mais fundo e explorar o assunto de forma ampla.
O ideal é não falar somente sobre os motivos pelos quais a empresa é ótima para se trabalhar, mas também sobre como a vaga é perfeita para os seus planos de curto e longo prazo.
Por que você quer deixar seu emprego atual
Ao receber essa pergunta, deve-se acender o alerta para o que não deve ser dito, de forma que a entrevista de emprego não seja comprometida.
Você não deve falar sobre dificuldades com seu chefe, com cargos de liderança, ou com outros colegas de trabalho. Não se deve falar mal da atual empresa empregadora.
Portanto, a melhor forma de responder é focar em aspectos positivos que uma mudança trará para a sua carreira.
Ademais, uma ótima forma de estar preparado para se dar bem em uma entrevista de emprego, é ser um profissional capacitado e competente – atributos que podem ser adquiridos através de um curso profissionalizante, como os oferecidos pela Microlins.
Lembre-se que antes de avaliar as suas capacidades durante a entrevista, e se você consegue uma boa desenvoltura durante o processo, o recrutador avaliará as suas competências profissionais e o seu currículo.
Por isso, faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!