Nova especificação do Google Chrome pode impactar o funcionamento dos bloqueadores de anúncios. A gigante de buscas está pronta adotar o Manifest V3 no navegador, uma nova especificação de extensão que altera como os adblocks funcionam. A atualização, inclusive, começa a ser liberada na próxima segunda-feira, 3 de junho.
O que muda no Google Chrome com Manifest V3?
Quem usa alguma das versões de testes do Chrome deve receber um aviso sobre a mudança na página de gerenciamento de extensões;
O alerta informa que o Google encerrará em breve o suporte para extensões que usam o padrão anterior, o Manifest V2;
Para não pegar os usuários de surpresa, a empresa promete manter as extensões incompatíveis funcionando “nos próximos meses” antes de desativá-las de vez;
A empresa já disse antes que levar “pelo menos um mês” até que chegue na versão estável do Chrome (a que a maioria das pessoas usa diariamente).
A migração completa acontece até o início de 2025
Segundo o Google, a mudança também melhora a segurança dos usuários e remove o suporte para extensões usarem código hospedado remotamente, impedindo que um invasor execute comandos em um sistema sem autorização, por exemplo.
Vale mencionar que a transição para o Manifest V3 já foi adiada em 2022 e enfrentou muita resistência justamente por limitar o uso de bloqueadores de anúncios. No entanto, o Google promete que resolveu as principais preocupações apontadas pelos desenvolvedores.
Em desenvolvimento desde 2018, o Manifest V3 (ou MV3) prejudicará os bloqueadores de anúncios por não usar certas APIs, limitando a capacidade rastrear propagandas. Uma delas é a ‘WebRequest’. Ainda disponível no padrão atual. Ela permite que adblocks consigam gerenciem arquivos e cookies de páginas para bloquear anúncios.
Extensões antigas do Google Chrome vão parar de funcionar?
Segundo o Google a reposta e não. A empresa afirma que 85% das extensões “mantidas ativamente” na Chrome Web Store já receberam versões Manifest V3, incluindo alguns bloqueadores de anúncios.
O que é o Manifest?
O Manifest informa ao navegador informações sobre uma determinada extensão, desde seu nome, número de versão, quais permissões ela precisa usar e mais. Novas versões (V1, V2 e V3) alteram os recursos que as extensões têm acesso. O Manifest V3 no Chrome, por exemplo, não permite mais que um desenvolvedor carregue código de um servidor remoto.