Você é do tipo imediatista e que curte as novidades ou é mais ceticista? Quando o assunto é inteligência artificial todos os eventos e podcasts vão falar sobre o tema no Brasil. Assim como vimos surgir termos como Martech, Growthhacking e tantos outros, é importante entender e aprender a filtrar o que de fato é relevante daquilo que é somente espuma.
Para se ter uma ideia, essa não é só uma preocupação profissional mas também institucional. Organizações de regulação americana estão aplicando multas considerando declarações falsas e enganosas sobre o suposto uso de inteligência artificial que podem chegar a milhões de dólares.
Então o que podemos esperar do segundo semestre quando o assunto é inteligência artificial? Aqui vão algumas dicas:
1. Regulamentação e o “fim dos cookies”
Não é porque dá para fazer que vamos fazer. Cada vez mais tudo caminha para um foco crescente na regulamentação e práticas éticas garantindo que as tecnologias sejam usadas de forma transparente e responsável.
Além disso, o uso de IA para criar conteúdo e automações: os dados de terceiros vão ser cada vez mais eliminados do digital. Dados de navegação ou de compra os rastros digitais cada vez mais sofrerão regulamentação.
Considerando isso, estamos entrando na era onde perguntar a informação certa na hora certa quando o cliente estiver em contato com a marca será primordial para ter mais resultados.
2. Análise preditiva e insights em tempo real
Saindo da era dos prompts de conteúdo e commodities de informações geradas por IA, cada vez mais as ferramentas serão capazes de analisar um grande número de dados gerados em tempo real e realizar ajustes em campanhas.
Os dados primários também ganham cada vez mais relevância para a tomada de decisão estratégia.
3. Integração e multicanalidade
Todo mundo quer ser omnichannel, e ser multicanal de cliente já foi hype há alguns anos. Porém, o grande desafio de integração de canais para melhorar a experiência do cliente se tornará cada vez mais fácil com ferramentas que ajudam a conectar canais de fornecedores diferentes e realizar integrações entre CRM, Whatsapp, Voip, ERP, e-mail, redes sociais e qualquer outro canal necessário para tornar a comunicação mais fluída com o usuário.