supera o faturamento do mercado musical e cinematográfico, muitos têm se perguntado como entrar no ramo e se o caminho está aberto para desenvolvedores. A notícia é boa: o mercado está aquecido e felizmente conta com excelentes cursos voltados para aqueles que querem se especializar. Interessado? Então confira 5 dicas para você se tornar um programador de jogos digitais:
Com a valorização cada vez maior do mercado de jogos, que inclusive1. Saiba diferenciar processos (e identificar onde você se encaixa)
Programadores de jogos fazem o jogo funcionar, lidam com a física dos objetos e como eles irão interagir um com o outro. É a camada mais profunda do processo da criação de um jogo. Se você gosta de desenhar, se interessa pela arte dos jogos, mas não tem muito jeito com a parte matemática e lógica, talvez o seu nicho seja a direção de arte. Fazer um jogo envolve várias camadas, que vão desde o desenvolvimento de roteiro à direção de arte; por isso, é necessário diferenciar em qual desses processos você se enquadra melhor antes de escolher o caminho da programação de jogos.
2. Programe em mais de uma plataforma
Existem jogos que são programados em C++, flash, html, entre outros; enfim, é necessário saber programar em mais de uma plataforma, o que basicamente funcionará como um treino e o ajudará com a lógica de programação. Muitos jogos divertidos foram programados em linguagens que atualmente não são tão utilizadas, mas que fizeram sucesso em sua época. Vale a pena conhecê-los.
3. Seja autodidata
A tecnologia se transforma muito rápido, as mudanças acontecem basicamente da noite para o dia; para compreendê-las a fundo, é necessário pesquisar e testar por si mesmo. Um bom programador deve acompanhar a evolução dos processos em sua área de atuação.
4. Estude os jogos
Jogar um jogo por entretenimento é diferente de jogá-lo com o olhar crítico de programador. Horas de estudo serão necessárias, mas, embora pareça legal, lembre-se de que esse trabalho deverá ser feito com o intuito de aprendizado. Todos os títulos têm muito a ensinar em relação à movimentação e à interação do cenário com os personagens e os bugs (erros que por vezes acontecem nos jogos em determinada parte) podem ser excelentes oportunidades de entender quais elementos contribuíram para que eles acontecessem.
5. Trabalhe em equipe
Não pense em um programador como uma figura solitária que fica até altas horas lidando com linhas e mais linhas de código até que o jogo seja finalizado. O programador de jogos deve interagir com profissionais de outras áreas, seja para dialogar sobre o que é possível e o que não é possível ser realizado, seja para contribuir em outros aspectos. A troca de experiência entre profissionais de diferentes setores é sempre bem-vinda para que tudo funcione da melhor maneira possível. A integração entre diferentes áreas é uma política de estúdios bem famosos, como a Blizzard Entertainment, criadora de franquias como Diablo e World of War Craft.
Você está preparado?
Agora que você já sabe algumas das qualidades que um programador de jogos deve possuir, que tal começar hoje mesmo? A Microlins tem a dica certa para você: o curso Programador de games – DIN reúne as matérias certas para você iniciar a sua carreira como programador de jogos. Acesse o link e confira.