Não é preciso ser um especialista para observar que o Brasil tem passado por momentos desfavoráveis em sua economia e que isso, por sua vez, tem impactado diretamente nas oportunidades de trabalho dos brasileiros.
Mas neste cenário de crise econômica, um dos grandes vilões, ainda é a falta de qualificação. Ou seja, por mais que a crise esteja dificultando uma recolocação no mercado ou até mesmo a segurança no emprego atual, a falta de qualificação ainda é um dos maiores obstáculos na hora de garantir ou manter um emprego.
Mas afinal, como driblar a crise econômica se qualificando? Confira as dicas a seguir:
Qualificação para superar a crise
O cenário econômico atual pode parecer desanimador para quem busca colocação no mercado de trabalho, no entanto é nos momentos de crise que muitas empresas buscam por profissionais mais qualificados. Ou seja, as companhias valorizam o profissional mais preparado, que pode trazer maior produtividade e desenvolvimento para o seu negócio.
Desta forma, investir na qualificação profissional é o ponto de partida para driblar a crise e conquistar a sua colocação no mercado de trabalho.
E para quem já está empregado, o investimento em qualificação pode auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades, o que aumentará também as suas chances de crescimento em sua área de atuação e reduzirá os riscos de perda de emprego.
Assim, tanto para quem pretende manter seu emprego e crescer profissionalmente quanto para quem está em busca de novas oportunidades, vale a pena investir em qualificações e se diferenciar da grande concorrência.
Como me qualificar?
Atualmente existem instituições de ensino que possuem cursos de idiomas, cursos profissionalizantes e cursos de aperfeiçoamento e qualificação em áreas específicas. Esses cursos costumam ser mais baratos e mais rápidos que cursos de graduação e, além disso, possuem a vantagem de não comprometer as outras atividades do dia, podendo ser realizados em horários que permitam conciliar com o colégio ou trabalho.
O importante na hora de buscar por qualificação é escolher a área que tenha a ver com seu perfil profissional e que esteja de acordo com os seus gostos e preferências. Escolher um curso só porque está em alta, ou porque um amigo indicou, não é garantia de sucesso, afinal um bom profissional é aquele que trabalha com aquilo que gosta.
O que querem as empresas?
Em momentos de crise, as empresas desejam mais do que nunca um currículo repleto de qualificações, uma vez que elas não precisarão investir em treinamentos; para elas, economizar pode significar sobreviver no mercado. Além disso, é neste cenário que as empresas anseiam por profissionais qualificados com ideias inovadoras para superar a crise.
Isto significa que a qualificação por meio de cursos profissionalizantes tende a ser o diferencial tanto para quem pretende conquistar uma nova vaga de emprego, quanto para quem pretende se estabilizar em seu atual.
Nós da Microlins Guarulhos, oferecemos cursos em diversas áreas e podemos lhe ajudar a se qualificar de maneira eficiente para vencer a crise e estar sempre preparado para as oportunidades existentes. Acesse o nosso site e confira!
E você, o que tem feito para driblar a crise? Venha conhecer os cursos da Microlins Guarulhos!