Uma entrevista de emprego é um momento crítico tanto para quem quer ingressar no mercado de trabalho quanto para os profissionais experientes. É nessas entrevistas que as empresas identificam se o candidato tem os valores esperados e se o seu perfil corresponde à vaga, ou seja, é o momento que a empresa sente se a parceria com o candidato daria certo.
Uma entrevista tem perguntas e indagações recorrentes, e além das perguntas tradicionais, como nível de inglês, pretensão salarial e motivação para trabalhar naquela empresa, os recrutadores podem fazer outras que não são tão comuns. Enumeramos algumas delas para que você não seja surpreendido. Vamos lá!
Fale um pouco sobre a sua trajetória na entrevista!
Com esta pergunta, o recrutador espera saber sobre suas decisões de vida, isto é, a motivação para realizar a graduação ou cursos, como chegou naquela cidade, como conheceu a empresa, etc. Seja franco nas respostas, principalmente naquelas relacionadas às decisões acadêmicas e profissionais.
Como você se vê daqui a alguns anos?
Isso fala um pouco sobre as pretensões do candidato. A resposta pode ir além do clássico “trabalhar e evoluir nesta empresa”. Os recrutadores querem saber se o candidato não está apenas de passagem pela empresa e deseja sair após alguns meses.
Você gosta de viajar?
A princípio parece que esta pergunta não é relacionada à entrevista, mas ela é bem importante, principalmente para empresas que enviam funcionários para trabalhar por alguns meses em outras cidades. Geralmente é acompanhada de outra pergunta: Você consegue se adaptar bem a mudanças?
Diga alguns de seus hobbys!
Esta pergunta é feita para complementar o perfil do candidato. Por exemplo, se o candidato gosta de jogos online, quer dizer que é bastante competitivo. Se gosta de desenhar ou fazer trilhas, pode-se dizer que é bastante introspectivo.
Você se vê como um líder? Já esteve em situação de liderança?
Essa pergunta não é feita apenas para aqueles que já tenham experiência. Afinal, aqueles que estão atrás do primeiro emprego, quando forem admitidos pela empresa, poderão exercer, à medida que ganham experiência, funções de liderança. Aqui vale qualquer situação: capitão de futebol, coordenador de trabalhos em grupo durante a graduação e assim por diante. É comum que o entrevistador pergunte como você se sentiu nessa situação. É fundamental que você seja sincero, já que lideres, tecnicamente, não deveriam vacilar sob pressão.
Como você espera contribuir para a empresa?
Pergunta feita para nivelar o grau de comprometimento do candidato. Busca-se dessa maneira identificar quais são as motivações do candidato que vão além do salário. A dica é ter pé no chão. Não pense que logo no início causará uma revolução no ambiente de trabalho. Na dúvida, diga que deseja contribuir para o crescimento da empresa ao mesmo tempo que desenvolve seu potencial.
Espera-se que o candidato responda todas questões com firmeza e clareza, demonstrando segurança. Naturalmente o nervosismo estará presente, mas com a preparação correta ele tende a diminuir. Lembre-se de ser profissional em suas respostas, principalmente em relação aos empregos passados e aos seus planos futuros.
Lembre-se também que o primeiro passo para uma boa entrevista é ter segurança sobre seu conhecimento técnico. Isso é alcançado por meio de bons cursos e muito estudo. Então prepara-se e boa entrevista!
Quer saber mais sobre mercado profissional e cursos profissionalizantes? Continue acessando nosso blog!