Feedback: Saber utilizar esta ferramenta certamente ajudará na sua evolução profissional
Quando o assunto é receber feedback, para muitos de nós, o que vem à mente são as inseguranças, ansiedades e medos em relação ao trabalho que tem sido desempenhado.
No entanto, essa é uma situação com a qual temos de nos acostumar e naturalizar. Afinal, o feedback é uma ferramenta de trabalho importantíssima e indispensável para o desenvolvimento do colaborador; tanto pessoal quanto profissionalmente.
A ideia aqui é enxergá-lo como uma oportunidade de melhorar as suas funções dentro da empresa. Para isto, aceitá-lo de forma positiva será um diferencial, mostrando humildade e maturidade, além da busca pela evolução.
O feedback é algo essencial não só para o colaborador, mas também para a organização da qual ele faz parte, pois as conquistas individuais refletem no panorama geral. Ou seja, se cada indivíduo melhora, todos melhoram.
Portanto, adotar uma postura defensiva só irá trazer prejuízos, para ambos os lados da conversa. Até porque o seu líder ou gestor dedicou tempo e empenho para trazer críticas construtivas com intuito de melhorar sua eficiência e desempenho. Seria injusto não levar isso em consideração, e não ser grato por tal, não é mesmo?
Confira a seguir alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de receber feedback
Faça autoanálise
É importante e saudável que você faça periodicamente reflexões individuais sobre o trabalho que está desempenhando, e é claro, sobre a qualidade dele, sempre tendo dados e exemplos que solidifiquem cada impressão.
Isso fará com que, sabendo sobre possíveis falhas, esteja mais preparado e seguro quando for chamado para uma conversa onde irá receber feedback. Dessa forma, estará ainda mais apto a recebê-lo e aplicá-lo de forma positiva.
Seja receptivo
Uma das peças-chave para absorver as críticas construtivas que fazem parte de um feedback e usá-las para evoluir nas funções que desempenha, é estar receptivo a ouvir com calma e sem levar para o lado pessoal. Afinal, estamos falando de negócios, e a intenção é que todos melhorem, não o contrário.
Esta parte é importante, inclusive, para que você possa entender como funcionam as percepções de outros colaboradores em relação à sua postura e seu trabalho. Tornando a forma como enxerga líderes, gestores e colegas muito mais clara.
Questione
Durante um feedback, você não precisa necessariamente ficar em silêncio o tempo todo apenas aceitando tudo o que estiver sendo apontado. Não há absolutamente nada de errado em questionar de forma respeitosa e com intuito de desenvolver uma discussão saudável.
O ato de perguntar sobre as críticas que está recebendo a fim de solucioná-las e tornar o seu trabalho melhor, mostrará o quão dedicado e compromissado você está com suas funções e com a empresa com a qual colabora.
Seja grato
Pode até parecer o contrário do que sentimos ao sermos chamados para uma conversa onde possíveis falhas serão apontadas. Mas é exatamente neste momento que você deve tirar o melhor da situação.
Seja grato ao seu gestor que dedicou com afinco o tempo dele para traçar pontos, trazendo uma visão diferente em busca de resoluções, onde você poderá melhorar e tornar seus resultados ainda melhores.
Agradeça, comprometa-se com a evolução e tenha sucesso!
Afinal, ninguém disse que sempre será uma situação fácil. Porém, quanto mais preparados estivermos, mais poderemos colher bons frutos.
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