Conheça mais sobre a área que oferece muitas possibilidades e muitas oportunidades
Para quem tem como plano formar-se um profissional de farmácia, uma das boas notícias e características atrativas é que a área oferece um campo vasto de atuação.
Ao contrário do que as pessoas comumente têm como opinião sobre a profissão, ela definitivamente não se resume a um simples atendimento ao público, embora seja sua faceta mais conhecida.
A Associação Brasileira de Farmacêuticos, por exemplo, tem mais de 100 anos de história, o que faz do profissional de farmácia um dos mais tradicionais na área da saúde, independente de que forma atua.
O segmento tem se tornado também, com o passar do tempo e sua modernização, cada vez mais importante, visto que seu crescimento tem se mostrado contínuo.
Dada a sua natureza, a presença deste tipo de profissional corre poucos riscos de desaparecer ou ser desvalorizada no futuro.
Mesmo em circunstâncias como a pandemia do coronavírus, que afetou drasticamente vários setores da área da saúde, incluindo o comércio de medicamentos, as farmácias continuam ativas e com um movimento significativo.
Também conhecido pelos nomes de auxiliar farmacêutico, auxiliar de farmácia hospitalar ou de manipulação, entre outros, o profissional que atua nesse campo trabalha em diversas frentes e pode ser muito versátil.
O que faz um profissional de farmácia?
Este é o profissional que atua no atendimento ao público e na manutenção de medicamentos em comércios como farmácias e drogarias, e também em outros ambientes da área da saúde.
Ele é o responsável por quase tudo nas operações rotineiras desses estabelecimentos, tendo papel central e de suma importância para que tudo funcione bem.
Entre as funções de um profissional de farmácia, pode-se destacar:
- Atendimento a pacientes ou clientes;
- Prestação de auxílio à farmacêuticos ou ao pessoal da enfermagem;
- Atendimento, orientação e elucidação de questionamentos sobre os efeitos de medicamentos e horários que eles devem ser ingeridos;
- Lidar com notas fiscais e documentos, fazendo baixas ou lançamentos;
- Fazer a checagem de receitas médicas;
- Dispensar remédios de acordo com a dosagem prescrita;
- Verificar e manter o controle do estoque de fármacos (entrada e saída);
- Auxiliar na manutenção de prateleiras, armários e expositores que contenham remédios e outros itens;
- Encaminhar pedidos para enfermarias e outros setores quando necessário;
- Manter registros de geladeiras e outros aparelhos refrigeradores de armazenamento de matérias-primas;
- Estar atento aos prazos de vencimentos ou violações que possam diminuir a eficácia dos produtos, fazendo o descarte correto desses itens, entre outros.
Onde pode atuar um profissional de farmácia?
Quanto às possibilidades, é possível citar, entre elas, a atuação em farmácias dedicadas à manipulação, hospitais e clínicas, drogarias, farmácias e até mesmo em postos de saúde.
A variedade de locais e funções em que se pode desempenhar a profissão, a torna extremamente atraente para quem conta com uma boa qualificação, já que são muitas as oportunidades de trabalho.
No caso do auxiliar de farmácia hospitalar, por exemplo, opera-se desenvolvendo atividades que se relacionam tanto no quesito administrativo, quanto nas questões assistenciais.
Dessa forma, a rotina dos indivíduos envolve a distribuição adequada dos fármacos, de forma otimizada e que preze pela boa organização e redução de gastos ou perdas.
Ademais, com relação aos ambientes farmacêuticos, as tarefas costumam abranger a manipulação direta de fórmulas e matérias-primas que devem ser preparadas de forma distinta para cada cliente, observando os parâmetros de controle interno, as prescrições médicas e sempre seguindo as diretrizes dos órgãos regulatórios, como a ANVISA.
Por isso, se você tem afinidade com a área e deseja atuar como um profissional de farmácia, essa pode ser a sua chance de construir uma bela e próspera carreira.
Faça o melhor para você. Escolha a Microlins Guarulhos e tenha um futuro brilhante!