Manter o foco e a concentração durante os estudos é um desafio, não é? São tantas preocupações e distrações que mesmo separar uma horinha ou outra fica complicado. Para ajudar com esse problema, vamos te apresentar a técnica Pomodoro!
Potencialize sua concentração: como a técnica Pomodoro funciona?
Criada na década de 1980 pelo universitário italiano Francesco Cirillo, a técnica Pomodoro é uma estratégia simples e muito eficaz que muda sua relação com o tempo, aumenta a produtividade e o foco.
Seu funcionamento é básico e qualquer um com um celular pode realizá-la.
A técnica Pomodoro consiste em intercalar “trechos” de tempo dedicados a pura produção/estudos, com “trechos” de tempo de descanso.
Ela é realizada assim:
- A cada 25 minutos de foco total na sua tarefa, você tira 5 minutos de descanso.
- Esses trechos de 25 minutos são nomeados de “Pomodoro”.
- Ao final de 4 Pomodoros realizados, você descansa por 30 minutos.
- E então reinicia o ciclo.
Quais os passos para realização da técnica Pomodoro?
A técnica inteira não se resuma apenas em seguir esse ciclo de tempos. Antes mesmo de começar, o ideal é que você crie uma lista de tarefas:
- Tarefas Planejadas: o que você sabe que precisa (e que pretende) fazer.
Conforme você for avançando no tempo investido dos Pomodoros, é legal marcar com um “X” ao lado das tarefas que forem concluídas, assim você terá um controle simplificado de quanto tempo precisou para aquela tarefa.
O caminho para evitar distrações e melhorar seus estudos
A técnica Pomodoro apresenta um tipo de gestão bem eficiente, tanto de tempo como de prioridades. Ao praticá-la, o estudante começa a otimizar sua forma de estudar, entender mais sobre si mesmo e sua concentração, além de prover o devido descanso ao cérebro.
Tudo isso porque durante cada Pomodoro, o estudante deve evitar ao máximo as distrações internas (pensamentos aleatórios, como “que comida peço hoje?”) e externas (ligações, colegas chamando, etc).
Obs: Claro, algumas das distrações não podem ser evitadas. Quando a urgência for muito grande, você anula o timer e dá a devida atenção que o imprevisto pede. Após isso, deve-se começar o Pomodoro novamente.
As formas de realizar a técnica Pomodoro se multiplicam. Você pode tanto usar o celular como timer, como um bloquinho de notas ou uma planilha de Excel para controlar suas tarefas.
Alguns podem preferir a comodidade dos apps… E é claro que fizeram um específico para a técnica Pomodoro. Para iOS, nós recomendamos o app chamado “Flat Tomato” e para usuários de Android, o app “Clockwork Tomato”. Ambos com interface de fácil entendimento e uso.
E então, viu só como é possível se concentrar para estudar aquela matéria complicada ou focar naquela lista de exercícios enormes? Como sempre falamos, com um pouquinho de planejamento, tudo é possível!
E se você quiser estiver atrás de desafios e conhecimentos profissionais extracurriculares, dê uma olhadinha nos cursos da Microlins! Temos certeza que algum vai se encaixar nas suas necessidades profissionais!