Embora muito essencial, o currículo não é tudo quando o assunto é evolução profissional e a busca por uma carreira de sucesso. Boa parte dessas conquistas depende de uma harmonia entre conhecimento técnico e sua inteligência emocional para lidar com as situações de negócio.
Em tempos onde a exigência por um contínuo desenvolvimento profissional se intensifica, muitas pessoas esquecem que o amadurecimento mental faz parte desse processo.
Por isso, buscar desenvolver sua inteligência emocional é um passo importante para uma carreira de sucesso. Mas, afinal, como? É isso que iremos explorar neste artigo. Continue a leitura!
O que é inteligência emocional?
Popularizado pelo livro “Inteligência Emocional” (1995), do autor americano Daniel Goleman, é o conceito que traduz a habilidade da pessoa perceber, compreender e administrar seu estado emocional, e também o de outras pessoas.
Ou seja, pessoas com a inteligência emocional mais desenvolvida tendem a ser mais engajadas com suas responsabilidades e possuir um senso de liderança maior.
Assim, considera-se que a inteligência emocional seja o motor para uma melhor autoestima e determinação, características essenciais que marcam o perfil de pessoas controladas.
Qual a ligação que ela tem com a profissão e por que é tão importante desenvolvê-la?
Se antigamente, os processos de contratação e entrevistas levavam em conta a experiência da pessoa, seu currículo e formação acadêmica, hoje em dia essa avaliação consiste de muitas outras camadas.
Avaliadores, recrutadores e gestores precisam de profissionais que dominam teoria e prática, claro, mas também de quem possua capacidades subjetivas e mentais, que sejam maleáveis às mais diferentes situações corporativas.
Assim, no contexto profissional, a inteligência emocional é vista como uma ferramenta indispensável para àqueles que almejam posições de liderança e destaque na empresa.
Por isso, desenvolver sua inteligência emocional é um passo tão importante para o crescimento da sua carreira.
Esse passo se dará com autoconhecimento, autogestão, motivação, empatia e habilidades sociais. Ou seja, é preciso conhecer a si mesmo e o que alimenta seus mais variados comportamentos, como alegria ou raiva, e trabalhar em cima disso para se tornar uma pessoa mais controlada.
É importante também focar em suas habilidades sociais, pois a falta delas representa uma grande limitação no mundo dos negócios.
Dessa forma, aos olhos dos recrutadores e gestores, você apresentará características raras, como versatilidade, liderança e capacidade de ser um influenciador no ambiente de trabalho, consciência organizacional e otimismo.
Qual a diferença que ela pode fazer na carreira de qualquer pessoa?
Com sua inteligência emocional bem desenvolvida, você é visto como um líder em potencial. Sem isso, equipes inteiras sofrem com a falta de direção, gerenciamento de crises e falhas produtivas.
Mas, ao mostrar controle e senso de responsabilidade, você terá a capacidade de gerenciar com maior facilidade seu time (seja seu colega, um estagiário ou um setor inteiro), potencializando sua produtividade e alcançando melhores resultados.
Com isso, você terá melhores perspectivas em sua carreira e será preterido em promoções para cargos maiores. Além de ganhar o respeito dos colegas de trabalho, você pode aproveitar de benefícios como melhores salários e mais oportunidades de emprego.
E então, como você vai trabalhar e desenvolver a sua inteligência emocional? Ela é essencial para um futuro profissional de sucesso!
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