De acordo com pesquisas do Pew Research Center, mais de 40% dos usuários do TikTok estão na faixa de 30 e 40 anos
Sabe aquele aplicativo de dancinhas que servia para entretenimento? Parece que agora também servem para os jovens senhores que buscam por vlogs de organização e notícias políticas.
O pessoal do Garbage Day andou analisando algumas pesquisas feitas pelo Pew Research Center que mostra que o aplicativo não é mais exclusivo para adolescentes. O que acaba explicando algumas iniciativas que o TikTok tem tomado recentemente.
De acordo com a pesquisa do Pew, realizada em setembro do ano passado, houve um aumento de 14% no número de usuários entre 18 e 30 anos no TikTok desde 2021, e hoje quase 40% dos usuários do TikTok estão na faixa de 30 e 40 anos — ou seja, são da geração X e Y.
O que dizem as pesquisas sobre o TikTok?
De acordo com o que foi encontrado nas pesquisas do Pew, aconteceu um movimento que é natural dentro desses aplicativos — afinal, você cria uma conta quando é adolescente e continua usando conforme vai envelhecendo.
No entanto, ao comparar com outras plataformas, como o Instagram, por exemplo, dá para perceber que o TikTok, talvez, esteja envelhecendo mais.
Só para comparar, há uma década, essa faixa etária (30-40 anos) representava 20% do Instagram.
Entre 2013 e 2014, o Pew registrou um aumento de 16% no número de usuários entre 18 e 29 anos no Instagram. Na verdade, é o maior salto demográfico de uma rede social já registrado.
O salto de 16% do Instagram em um ano é um pouco mais extremo do que o salto de 14% do TikTok entre 2021-2023, mas estão bem próximos. E faz sentido que essas duas plataformas envelheçam de maneira semelhante. Afinal, de certa forma são plataformas semelhantes — não é à toa que concorrem.
Porém, o Instagram levou quatro anos para perder os adolescentes, enquanto o TikTok manteve seu status de novo aplicativo em alta por quase uma década. Mas isso está claramente mudando.
Há menos jovens no TikTok do que no Instagram
De acordo com essas pesquisas do Pew, na verdade há menos jovens no TikTok agora do que no Instagram em 2014.
Quase 40% dos usuários do TikTok estão na faixa dos 30 e 40 anos. Em 2014, essa mesma faixa etária representava apenas cerca de 20% dos usuários do Instagram.
Ainda mais surpreendente, de acordo com a pesquisa da Pew, pessoas com idade entre 35 e 49 anos têm maior probabilidade de enviar vídeos do que pessoas com idade entre 18 e 34 anos. E, talvez o mais contundente de tudo, o grupo demográfico de 30 a 49 anos do TikTok está, na verdade, crescendo mais rápido do que o grupo de 18 a 34 anos.
Qual a relevância disso para o marketing?
Basicamente: jovens têm menos dinheiro e menos intenção de comprar. Estão ali para se divertir e pedir aos pais para comprar um mimo aqui e outro ali.
Esse fato, inclusive, explica o porquê das últimas atualizações do TikTok, como conteúdos mais longos, vídeos horizontais e investimento em comércio eletrônico. Porque metade dos usuários do TikTok nem posta nada, de acordo com o Pew.
O Instagram seguiu esse mesmo movimento de acordo com o envelhecimento dos usuários.
O Instagram adicionou o recurso Stories em 2016 para competir com o Snapchat e, em 2020, é claro, lançou o Reels para competir com o TikTok. Porque à medida que seus usuários envelhecem, o jogo se torna mais uma questão de manter os que você tem, em vez de atrair novos.
Por que eu devo me importar?
Se o seu marketing ainda não era voltado para o TikTok sob a justificativa de que adolescentes não tinham paciência pra ver vídeos longos — e menos dinheiro pra gastar também —, esta é a hora de rever.
Com o público sendo mais velho, mais interessado em diversos tipos de conteúdo e com grana para poder comprar aquilo que interessa, o TikTok se torna um jardim florido para o seu produto estar. Pense nisso.