Saiba como funciona o mercado e quais são as oportunidades para um profissional de crédito e cobrança
O profissional de crédito e cobrança é peça fundamental em empresas, organizações e serviços de análise financeira e de recursos financeiros como empréstimos, financiamentos e outros serviços.
Sendo assim, trata-se de uma profissão que nunca deixa de estar em alta no mercado de trabalho, visto que cada vez mais pessoas físicas e jurídicas buscam formas de viabilizar seus projetos.
Considerando que hoje existem muitos meios de se obter crédito e recursos, as empresas que atuam no setor de finanças são algumas das que mais trabalham com a análise de riscos, seja com outras organizações ou até indivíduos autônomos.
A gestão de crédito e cobrança tem como objetivo avaliar e selecionar o histórico financeiro dos clientes para a concessão de crédito. Pois através do monitoramento adequado dos perfis, é possível prevenir fraudes, conectando as informações e auxiliando no aumento de vendas.
Contudo, não se trata apenas de acompanhar os perfis dos consumidores, é preciso também calcular as probabilidades de pagamento de cada indivíduo. E dessa forma são aplicadas as estratégias que visam detectar oportunidades e ameaças.
Portanto, o objetivo é que, com abordagens preventivas e corretivas, seja possível evitar a inadimplência e trazer maior controle da situação econômica da companhia, auxiliando nas suas boas práticas e no seu desenvolvimento.
Ou seja, é uma função essencial que demanda conhecimento técnico e responsabilidade por parte do profissional. Mas que, quando devidamente capacitado, proporciona a ele boas oportunidades de trabalho.
Gestão de crédito e cobrança
Este é um recurso que passa pelos setores comerciais e fiscais, e que precisa ser administrado por uma equipe qualificada. Sendo ela a responsável por filtrar dados de clientes antes de aprovar ou rejeitar a concessão de crédito e fazer as devidas cobranças.
A gestão de crédito é feita através do controle de risco em relação aos prospectos, tendo como foco reduzir a inadimplência por meio da captação de informações que ajudam a manter os cadastros sempre atualizados, aprimorando o domínio de dados.
Já a gestão de cobrança é responsável pela administração das técnicas de negociação e de monitoramento de pagamentos pendentes após uma negociação finalizada.
Isto é, o sistema de crédito e cobrança equivale a um gerenciamento econômico da empresa que ajuda no recebimento das dívidas, evita danos financeiros e auxilia no fluxo de caixa.
Profissional de crédito e cobrança
Este é o profissional que avalia o histórico e relacionamento dos clientes com o mercado, como, por exemplo, as transações feitas, renda e possibilidade de quitação de dívidas.
Fazendo o uso de um sistema de informações integradas, ele também é o responsável por lançar notas fiscais, cadastrar novos compradores e efetuar negociações.
Portanto, o profissional de crédito e cobrança é responsável pela negociação e recebimento de dívidas que têm como utilidade aumentar o capital de giro, além de preservar o relacionamento com o cliente.
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