Se você é apaixonado por cálculos, manda bem em exatas e está procurando por uma profissão com boa remuneração, certamente a engenharia é uma opção de curso para você!
De acordo com o Confea, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, aproximadamente 100 mil novos engenheiros desembarcaram no mercado de trabalho no último ano. Mas ainda assim, o mercado demanda por profissionais qualificados. Intrigante, né?
Isso porque, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, até o ano de 2020 será necessário dobrar o número atual de engenheiros para suprir a demanda do país.
Ficou animado? Pois pode ficar mesmo (esse momento é todo seu!).
Só que antes de sair contando pra todo mundo que você será um grande engenheiro, é necessário entender que a engenharia não é uma graduação, mas sim uma área de conhecimento, e por isso você precisará decidir entre um de seus 34 tipos.
Sim, 34 tipos!
Mas fique calmo! Como bons aconselhadores que somos, nós separamos as principais e também as mais comuns para que você consiga entender e encontrar qual engenharia mais combina com você. Bora lá?
Principais tipos de engenharia
#1 Engenharia Civil
A mais clássica entre as engenharias, a civil pode ser considerada também a mais disputada!
O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos, bem como analisar características do solo, estudar a insolação e ventilação do local, e definir todos os tipos de fundação.
#2 Engenharia Mecânica
A engenharia mecânica envolve o projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos, como motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria.
Seu campo de atuação, ao contrário do que muitos pensam, não se limita ao setor automobilístico. Áreas como a aviação, por exemplo, estão expandindo e buscando cada vez mais esses profissionais.
#3 Engenharia Elétrica
O engenheiro eletricista está presente em todos os aspectos que envolvem a energia, desde a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição até o uso nas residências e no comércio.
Além disso, ele planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica, relacionadas à potência da energia.
#4 Engenharia Ambiental
O curso de Engenharia Ambiental envolve o estudo, diagnóstico e redução de impactos ambientais em áreas rurais e urbanas, com o objetivo de preservar os recursos da fauna, flora, vegetação, ar e água.
Dedica-se também ao desenvolvimento de técnicas de manejo, controle e tratamento para recuperar áreas degradadas. Muito interessante, né? 🙂
#5 Engenharia de Produção
O engenheiro de produção atua em indústrias e empresas de diversos portes, ajudando na otimização de processos, redução de custos e aumento de produtividade.
O campo de atuação do engenheiro de produção é bastante amplo, uma vez que cada fábrica e empresa pode contar com os benefícios de ter esse profissional na equipe. Na Engenharia de Produção, o Excel é extremamente importante e pode ser utilizado em disciplinas como Planejamento e Controle da Produção, Pesquisa Operacional, Controle Estatístico do Processo, Gestão da Qualidade, entre outras diversas.
E aí? Pronto para se tornar o novo engenheiro da família?
Vale lembrar que os cursos de engenharia abrem portas para oportunidades de trabalho em todo o mundo, mas é preciso começar a se preparar desde já!
O Excel é um dos principais softwares, não apenas para Engenharia de Produção, mas para a grande maioria de profissões que possuem interface com um computador. Ele possibilita desde a criação de pequenas tabelas para controle pessoal até planilhas automatizadas para controle de processos complexos. Apesar da grande variedade de softwares disponíveis, a boa e velha planilha do Excel continua sendo a principal ferramenta para a gestão de informações. E a Microlins Guarulhos está aqui pra te ajudar com isso, com nossos cursos mais que completos sobre a ferramenta 🙂
Esperamos que esse texto tenha ajudado você a entender melhor sobre os principais tipos de engenharias e também que o seu objetivo de se tornar um grande engenheiro esteja agora ainda mais próximo. Até mais!