Não dá para negar que as redes sociais se tornaram uma grande evolução na comunicação entre as pessoas, sendo também uma excelente ferramenta até mesmo para as empresas quando o assunto é marketing e contato com clientes.
Mas quando o assunto é o uso de redes sociais no trabalho, existe uma grande dúvida em relação ao seu uso. Afinal, posso usar as redes sociais durante o trabalho para fins pessoais? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.
Redes sociais e a perda de produtividade
Segundo um estudo realizado por Stoney Brooks (professor de computação da Middle Tennessee State University), práticas como tuitar, atualizar o status do Facebook e checar o LinkedIn durante o horário de trabalho reduz a produtividade. Além disso, o uso pessoal de redes sociais pode causar efeitos negativos tanto na eficiência quanto no bem-estar dos profissionais.
Os dados dessa pesquisa revelam o que muita gente tem observado diariamente, ou seja, as redes sociais, quando mal administradas, podem se tornar vilãs na formação de profissionais.
De maneira geral, não existem leis que regem a proibição de redes sociais dentro do ambiente de trabalho, porém cada empresa pode criar seus regulamentos internos, cabendo ao profissional segui-lo sob risco de punições e até mesmo demissões.
E por falar em legislação, vale destacar que o fato de tornar pública a foto do local de trabalho sem permissão/conhecimento dos superiores pode acarretar em pena de justa causa, conforme artigo 482 da CLT.
Redes sociais liberadas no trabalho
Em meio à polêmica de poder ou não utilizar as redes sociais para fins pessoais durante o horário de trabalho, as perguntas que você deve se fazer são: na minha empresa, as redes sociais são liberadas? Será que devo utilizá-las durante o horário de trabalho?
No geral, é importante que o profissional tenha em mente que dentro do ambiente corporativo é preciso manter o foco no trabalho e não em assuntos pessoais. Por outro lado, se as redes sociais são liberadas e não existem políticas e avisos restringindo seu uso, então não há motivos para deixar de usá-la. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados como:
- Jamais faça uso das redes sociais ao atuar em uma atividade que exija sua atenção durante o trabalho.
- Não tire fotos/selfies durante o expediente e jamais poste fotos de outros funcionários, produtos da empresa e/ou seu ambiente de trabalho.
- Desabilite as notificações sonoras do computador e/ou celular para não atrapalhar os colegas.
- Nunca exponha opiniões, ofensas ou informações restritas da sua empresa nas redes sociais.
- Horários de almoço, pausa para o café ou final de expediente, são ótimos momentos para se conectar, portanto, aproveite!
Por mais flexível que seja a empresa em que se atua, todo colaborador deve se lembrar de que o profissionalismo deve estar presente em todos os ambientes de trabalho.
Atualmente podemos encontrar diversos casos onde o mau uso das redes sociais dentro do ambiente de trabalho acabou trazendo demissões para funcionários. Portanto, além das dicas citadas acima, é importante que o colaborador esteja sempre atento ao seu aprimoramento profissional a fim de estar cada vez mais preparado para atuar com profissionalismo em qualquer que seja a sua área.
Qual a sua opinião sobre o uso de redes sociais no trabalho? Deixe seu comentário!
Quer se tornar um profissional adequado ao mercado de trabalho? Conheça os cursos profissionalizantes da Microlins Guarulhos!