A inteligência artificial (IA) está tornando cada dia mais fácil criar e manipular as suas fotos.
A Microsoft anunciou recentemente a “borracha generativa”, um recurso que permite remover objetos indesejados de imagens com facilidade.
De acordo com a empresa, esse novo recurso:
Cria um resultado mais realista e suave depois que os objetos tão apagados da foto, mesmo ao remover grandes áreas.
A Windows disse que a funcionalidade está inicialmente liberada para testadores do programa “Windows Insider” e estará disponível nos Windows 10 e 11, com chips Arm64.
Como funciona o apagamento generativo do Windows?
Para utilizar a “borracha generativa”, basta selecionar a borracha e passar nos espaços que você deseja retirar da sua imagem. Só isso, o resto do trabalho fica para a IA, que remove os objetos e preenche o espaço vazio de forma a manter o padrão da imagem
Em comparação com a correção pontual, o apagamento generativo cria um resultado mais uniforme e realista depois que os objetos são apagados da foto, mesmo ao apagar áreas grandes.
Mais uma opção para as suas imagens
Esse é um uso comum da IA generativa na manipulação de imagens. O Google Fotos introduziu uma ferramenta semelhante chamada Magic Eraser no ano passado, disponível para Android e iOS. A Adobe também oferece uma alternativa semelhante chamada Firefly, acessível através do navegador ou do Photoshop.
A Microsoft está apresentando uma opção interessante para aqueles que precisam realizar esses ajustes nas imagens, especialmente por ser um aplicativo nativo do Windows.